Infertilidade

Causas de Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina está presente em 30 a 40% dos casais com infertilidade. Esta alta frequência parece estar crescendo em paralelo com uma possível diminuição no número e função dos espermatozoides em todo o mundo. O espermatozoide é uma célula relativamente frágil e pode ser danificada por várias condições ambientais e hábitos de vida. Aumento na temperatura do organismo resultante de doenças, períodos prolongados em banheiras quentes e roupas apertadas podem alterar a produção e função dos espermatozoides. Exercícios extenuantes repetitivos como correr maratonas, longas distâncias de bicicleta, bem como ganho ou perda exagerada de peso podem também alterar a produção espermática. Drogas, incluindo nicotina e álcool, podem diminuir a fertilidade masculina. Exposição às toxinas ambientais, como metais pesados ou outras substâncias químicas também reduz a produção espermática, bem como fatores genéticos e/ou alterações cromossômicas.

Alterações na produção de espermatozoides:

Principal causa de infertilidade masculina; problemas na produção (baixa quantidade e motilidade) e na maturação (morfologia anormal) dos espermatozoides podem reduzir as chances de fertilização.  Doenças infecciosas ou inflamatórias, alterações hormonais, alterações imunológicas, fatores ambientais e estilo de vida ou exposição à radiação, além de alterações em genes e cromossomos.

Obstruções Anatômicas:

São alterações no formato do sistema reprodutor masculino que podem bloquear o fluxo do líquido seminal. Algumas dessas alterações são genéticas (anatômicas) e outras podem acontecer depois de infecções e inflamações.

Disfunções Hormonais:

Não produção adequada de hormônios que controlam a produção de espermatozoides (hipogonadismo hipogonadotrófico), pode causar infertilidade. Nesta condição rara, o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), tem sua produção deficiente, levando a uma diminuição na produção de espermatozóides e de testosterona pelo testículo.

Varicocele:

É um aumento das veias dos testículos, a varicocele dificulta o fluxo de sangue necessário para esfriar os testículos, assim aumentando a temperatura no testículo acometido. Pode estar acompanhada de dor e em alguns casos podem ser tratada cirurgicamente por um urologista, porem, em muitos casos o tratamento que resolve e a Fertilização In Vitro com a técnica ICSI.

Ejaculação Retrógrada:

Ocorre quando os espermatozoides são propelidos para trás, em direção da bexiga e não ejaculados através do pênis. Nestes casos, os espermatozoides são recuperados, tratados em laboratório e utilizados para o tratamento do casal através da Fertilização In Vitro com a técnica ICSI.

Imunológico:

Raramente o homem produz anticorpos contra seus próprios espermatozoides. Em muitos casos, os casais têm mais de uma causa de infertilidade, sendo, portanto, necessária avaliação completa do casal.

Enviar Email

FONE: (62) 3095-5334